Blog

InícioDefinirQuando deixar seu filho usar o celular?

Quando deixar seu filho usar o celular?

Muitos pais têm dúvida sobre qual é a idade certa para seu filho ter ou usar telefone celular. Para a psicóloga, Jaqueline Inês Freitag, credenciada Pladisa – Planos de Saúde, isso varia muito de acordo com a criança. “Vale destacar que os pais precisam avaliar se o aparelho é realmente necessário para a criança” apontou.

Segundo a psicóloga, o ideal é que crianças de até dois anos não tenham contato com tecnologia. Após esse período, o uso deve ser ainda limitado a duas horas por dia. O uso excessivo do celular para as crianças e adolescentes pode gerar algumas alterações nas fases de desenvolvimento, pois elas não estão preparadas para receber a quantidade de estímulos que a tecnologia oferece. O uso excessivo pode diminuir a concentração, a memória e trazer repercussões para o desenvolvimento psicossocial, além do isolamento e sedentarismo.

“Os pais devem ter um relacionamento aberto e transparente com seus filhos para que tenham uma boa comunicação. Também devem ficar sempre atentos aos movimentos das crianças e adolescentes na internet” destacou Jaqueline.

A psicóloga ainda alerta que antes de proibir ou limitar o uso de tecnologias às crianças, é preciso que os pais sirvam como exemplo dentro de casa. Muitos pais dizem, por exemplo, que não é para a criança ficar muito tempo no celular, mas os pais acabam passando maior parte do tempo que estão em casa, no celular, ao invés de interagir e brincar com a criança. “Muitas vezes as crianças fazem o que veem e não o que falamos” disse.

Algumas recomendações que podem servir de auxílio na hora de limitar o uso do celular, são determinar o momento e por quanto tempo a criança pode usar o aparelho. Permitindo que a ela possa realizar outras atividades junto com os pais, além de manter os bons hábitos alimentares e as horas adequadas de sono. Recomenda-se não permitir o uso do celular no momento de refeição em casa ou restaurantes, pois é um momento que possibilita interação familiar e uma alimentação de qualidade. Além da interação com a família também é importante o incentivo a interação outras crianças.

Caso o uso esteja em excesso, é o momento de buscar ajuda, evitando que haja piora no desempenho escolar, no desenvolvimento social e familiar; ou mesmo isolamento e desmotivação excessiva.

Psicóloga Jaqueline atende em Videira na Rua Fiorindo Pires, 15. O telefone para contato é o (49) 99974-2209