Blog

InícioDefinirVerão: Confira algumas dicas de proteção para seus olhos

Verão: Confira algumas dicas de proteção para seus olhos

Você já ouviu muita recomendação sobre o uso do protetor solar para evitar queimaduras do sol, não é mesmo? Mas, e os seus olhos? Já pensou que eles também merecem cuidados especiais, principalmente nessa época do ano. O oftalmologista, Dr Nicolas Jean Paul Peres, credenciado Pladisa– Planos de Saúde, repassa algumas orientações.

“São alguns procedimentos simples que auxiliam nos cuidados com a visão. Dicas simples que devem ser seguidas à risca pelos pacientes para evitar problemas ou agravamento de lesões já existentes” apontou.

A principal dica é usar óculos de sol com 100% de proteção ultravioleta (UVA e UVB). Destacando que a radiação UV está presente em todas as estações do ano, mas é no verão que seus índices são maiores. A orientação é obter óculos de sol que possuam a proteção recomendada, optando por adquirir esses produtos em lojas de confiança e nunca de ambulantes. Óculos de lentes escuras sem a proteção UV expõem os olhos a uma quantidade demasiada de raios nocivos já que quando utilizamos os mesmos, as pupilas ficam mais abertas e receptivas a radiação.

Mesmo usando óculos de sol sempre é indicado associar um chapéu ou boné, pois além de aumentar a proteção ocular contra os raios ultravioletas iremos otimizar a proteção do couro cabeludo e pele da face, incluindo as pálpebras.

Nas piscinas a orientação também é utilizar óculos uma vez que o cloro é um agente que ocasiona irritação ocular. No mar, rios e lagos também é indicado óculos para mergulhos ou natação, para que se evite o contato com contaminantes prejudiciais aos olhos.

A dica básica de higiene: manter as mãos sempre limpas, também é essencial quando se trata de cuidados com a visão. Evitar coçar os olhos também contribui para se proteger de infecções, inclusive a temida conjuntivite. Normalmente essa doença é adquirida quando uma pessoa encosta em um objeto já contaminado por uma pessoa com conjuntivite.

“Em alguns casos, mesmo com todas as precauções, pode ser necessário o uso de algum colírio para alívio da irritação ocular após banho de piscina, mar ou mesmo por algum ressecamento nos olhos. Nesses casos recomendamos o uso de colírio lubrificante, deve-se ficar atento a não usar outro tipo de colírio sem orientação médica” destacou.

As indicações são para todos os públicos, inclusive para as crianças. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em média 80% da exposição a radiação ultravioleta ao longo da vida de uma pessoa é até os 18 anos de idade. Durante a infância as atividades recreativas são predominantemente fora de casa, principalmente nos dias ensolarados.“Prevenção sempre é a melhor alternativa!” finalizou o oftalmologista.

Dr.Nicolas Jean Paul Pérès atende em Videira na Rua Victor Meirelles, 350 (sala 3-1º andar) o telefone para contato é o (49) 3566-1972.