Você quer emagrecer em 2019?
O projeto verão é o sonho de muitas pessoas quando a temperatura começa a aumentar. Com a maior exposição do corpo, nasce a preocupação com os quilos a mais na balança, e aí, começa a busca pelo milagre… dietas restritivas, com exclusão de grupos alimentares, difíceis de serem mantidas por muito temo e com pouca resolutividade.
Segundo a nutricionista, Dra. Andréia Giacomin, credenciada Pladisa – Planos de Saúde, a busca por medidas drásticas pode ser um agravante para a saúde e para a qualidade de vida “O ideal é se preparar o ano todo para que no verão o peso esteja de acordo com as expectativas. Dietas radicais podem ser muito prejudiciais ao longo da vida e dificultarem cada vez mais o emagrecimento” apontou.
Então a grande dica é, comece agora se preparar para o verão de 2020. Parece distante ainda, mas quando chegar lá você irá se arrepender de não ter começado agora.
Então, comece pelo PLANEJAMENTO. Quantos quilos quer emagrecer? O que está disposto a fazer pra isso? Quem irá lhe ajudar no processo? Buscar por bons profissionais é muito importante para fazer tudo da forma correta, sem comprometer sua saúde, otimizando seu tempo e potencializando os resultados.
Outra dica é sempre iniciar pelo básico, sem inventar moda, sem complicar. Alimentação saudável é simples, ser saudável é simples.
Comece por hidratar-se na medida certa. Com o calor há maior transpiração e, portanto, é necessário repor esses líquidos. Você sabe qual é a medida certa? A orientação da nutricionista é multiplicar 40 ml pelo seu peso para identificar a quantia de água que deve ser ingerida diariamente. Além de água, água de coco, água saborizada, chás gelados também são uma boa opção para manter a hidratação em dia. Se você não consegue ingerir essa medida inicialmente, vá aumentando o consumo aos poucos e gradativamente.
A quarta dica é investir nas frutas e verduras, nesta época, elas são bem aceitas. É importante ressaltar que, exceto as folhosas, nada é à vontade. Consumo excessivo de frutas pode resultar em um grande consumo de calorias e de frutose que podem prejudicar o processo de emagrecimento também.
A quinta dica é optar por alimentos que aumentam a saciedade. Segundo a nutricionista, ao invés de apenas contar calorias, é orientado que sejam priorizadas a qualidade e a variedade, evitando o consumo excessivo de carboidratos refinados que não saciam. A nutricionista aponta que “Não se pode perder o prazer em comer e nem sentir fome. A fome é inimiga de toda dieta.”
Por fim, outra dica é o aumento do exercício físico. Nos horários e temperaturas adequadas, a prática de exercício pode ser prazerosa e trazer muitos resultados positivos “Sugiro traçar todas as metas para 2019, e, como num check list, ir cumprindo uma a uma. Sair da inércia para se tornar quem deseja ser”.
Dra. Andréia Giacomin atende na Clínica Vi Talles, na Rua Coronel Fagundes, 100 1º andar, centro de Videira. O telefone para contato é o 49 3566 5469.